19/Mar
Contrato "built to suit"
Você já ouviu falar de 'built to suit'?
Esses contratos estão caindo como uma luva feita sob medida para o mercado imobiliário. Funcionam da seguinte forma: o imóvel é desenvolvido, construído ou adquirido pensando especificamente nas necessidades do locatário, tudo detalhadamente alinhado previamente. É uma locação estratégica, pois o locador investe pesado, seja comprando, construindo ou reformando um imóvel pensando em satisfazer as demandas do futuro cliente mesmo antes que se tornem necessidades.
Esses contratos são os pilares da indústria e do comércio urbano. Mas tem um detalhe crucial: o imóvel precisa ser não residencial. Então estamos falando de armazéns, centros de distribuição, shopping centers, fábricas, escolas de idiomas, centros tecnológicos, entre outros.
E o que cada lado ganha com isso? Bem, para o locatário, é a solução ideal para evitar investimentos pesados em aquisição, construção ou reformas significativas. Já para o locador, é garantia de um arrendamento de alto valor por um longo período, cobrindo não só o custo do imóvel, mas também o investimento realizado. É um jogo de ganha-ganha que vale a pena conferir. É só continuar a leitura!
Manutenção e a sua Construção
Uma norma fundamental desses acordos é que o capital investido na compra do imóvel, sua edificação ou uma reformulação substancial é adicionado ao preço do aluguel convencional, gerando um montante mensal revisado a ser desembolsado pelo inquilino como remuneração de locação.
A legislação estipula que esses contratos devem ter uma duração mínima que permita ao locador recuperar não apenas os aluguéis, mas também o investimento feito na compra do imóvel, construção ou reforma. Esse prazo é estabelecido para garantir ao locador a segurança de que seu capital será reembolsado.
Contratos e Negociações
Nesse tipo de transação, os contratos que regem as operações 'built to suit' representam uma abordagem inovadora para locação, onde os compromissos e responsabilidades são definidos antes mesmo de iniciar a aquisição, reforma ou construção do imóvel.
Nesses casos, é muito importante contar com assessoria jurídica para estabelecer os direitos e obrigações de cada parte envolvida. Essa modalidade contratual vai além de uma simples locação, muitas vezes envolvendo compra e venda de imóveis, construção ou reforma substancial e diversos contratos correspondentes.
Além disso, há a necessidade de contratos de seguro para garantir diversos aspectos, como a obra, os trabalhadores, o pagamento de multas em caso de atraso na entrega do imóvel locado, e até mesmo para garantir o recebimento dos aluguéis até o final do contrato. Adicionalmente, existe a possibilidade de securitização do contrato de locação em si, permitindo, por exemplo, o adiantamento de valores para o locador.